Projeto de Decreto Legislativo nº 39 de 28 de Agosto de 2025

Identificação Básica

Matéria Legislativa

Projeto de Decreto Legislativo

39

2025

28 de Agosto de 2025

Concede o Título de Cidadão Vicentino ao Dr. Gustavo Bensdorp Palmieri.

a A

Senhor Presidente

Senhores Vereadores

 

Gustavo Bensdorp Palmieri, 46 anos, nasceu em 21/4/1979 na cidade de Santos, tendo como pais o renomado pediatra e ex-vereador Eduardo Palmieri e a Sra. Sueli Bensdorp Palmieri. É casado com Jéssica e pai de três filhos, Dudu, Gugu e a garotinha Juju.

Médico veterinário, iniciou seus estudos em 1997 na Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES. Está à frente do Centro de Referência em Veterinária - CRV, onde realiza procedimentos veterinários. Comanda também o Projeto Veterinários em Ação, que promove saúde e bem-estar para os animais carentes, com o uso de seu veículo castramóvel.

Na época em que era graduando em Medicina Veterinária, foi aprendendo a juntar ferramentas para lutar ainda mais pelo direito dos animais, algo que já fazia desde pequeno. Quando formado em 2001, entrou de vez na luta para acabar com o sofrimento dos animais, considerados carinhosamente nossos "filhos", "companheiros" ou "amigos".

A partir de 2002 começou um trabalho pioneiro na cidade de São Vicente com o propósito de mudar a mentalidade do Centro de Controle de Zoonoses para agir em prol do bem-estar animal, iniciando palestras educativas aos funcionários, pelas quais mostrava como acabar com a eutanásia sem motivos.

Em 2003, com o auxílio de um TAC do Ministério Público, instaurou a castração como método de controle populacional, assim abolindo as eutanásias. Com isso, Palmieri e sua equipe continuaram no pioneirismo e iniciaram as feiras de adoção e campanhas de vacinação em todos os bairros, minimizando o abandono.

Organizou também palestras educativas em escolas, creches, associações de moradores e clubes visando divulgar o serviço oferecido pela prefeitura, este totalmente gratuito, e assim tentar sanar de vez os maus-tratos.

Já foram registradas centenas de milhares de castrações, com método minimamente invasivo, em cães e gatos da população de São Vicente. Hoje, essa experiência está sendo passada a outros municípios da Baixada Santista, Vale do Ribeira e Grande ABC.

Vereador de São Vicente de 2017 a 2024, acumulou também a liderança da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal, entre 2018 e 2020. Atualmente é Secretário de Bem-Estar Animal do Município.

Pessoa muito bem relacionada em nossa cidade, Dr. Palmieri vem trabalhando há anos em prol das boas causas, merecendo, portanto, todo o reconhecimento desta Casa de Leis.

Por esses motivos, submeto à apreciação do Egrégio Plenário o seguinte:

    Concede o Título de Cidadão Vicentino ao Dr. Gustavo Bensdorp Palmieri.
      Art. 1º. 
      Fica concedido o Título de Cidadão Vicentino ao Dr. Gustavo Bensdorp Palmieri, pelos relevantes serviços prestados à coletividade vicentina.
        Art. 2º. 
        Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

          SALA MARTIM AFONSO DE SOUSA

          Em 28 de agosto de 2025.

           

          DERCINHO NEGÃO DO CAMINHÃO

          Vereador