Projeto de Decreto Legislativo nº 39 de 28 de Agosto de 2025
Senhor Presidente
Senhores Vereadores
Gustavo Bensdorp Palmieri, 46 anos, nasceu em 21/4/1979 na cidade de Santos, tendo como pais o renomado pediatra e ex-vereador Eduardo Palmieri e a Sra. Sueli Bensdorp Palmieri. É casado com Jéssica e pai de três filhos, Dudu, Gugu e a garotinha Juju.
Médico veterinário, iniciou seus estudos em 1997 na Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES. Está à frente do Centro de Referência em Veterinária - CRV, onde realiza procedimentos veterinários. Comanda também o Projeto Veterinários em Ação, que promove saúde e bem-estar para os animais carentes, com o uso de seu veículo castramóvel.
Na época em que era graduando em Medicina Veterinária, foi aprendendo a juntar ferramentas para lutar ainda mais pelo direito dos animais, algo que já fazia desde pequeno. Quando formado em 2001, entrou de vez na luta para acabar com o sofrimento dos animais, considerados carinhosamente nossos "filhos", "companheiros" ou "amigos".
A partir de 2002 começou um trabalho pioneiro na cidade de São Vicente com o propósito de mudar a mentalidade do Centro de Controle de Zoonoses para agir em prol do bem-estar animal, iniciando palestras educativas aos funcionários, pelas quais mostrava como acabar com a eutanásia sem motivos.
Em 2003, com o auxílio de um TAC do Ministério Público, instaurou a castração como método de controle populacional, assim abolindo as eutanásias. Com isso, Palmieri e sua equipe continuaram no pioneirismo e iniciaram as feiras de adoção e campanhas de vacinação em todos os bairros, minimizando o abandono.
Organizou também palestras educativas em escolas, creches, associações de moradores e clubes visando divulgar o serviço oferecido pela prefeitura, este totalmente gratuito, e assim tentar sanar de vez os maus-tratos.
Já foram registradas centenas de milhares de castrações, com método minimamente invasivo, em cães e gatos da população de São Vicente. Hoje, essa experiência está sendo passada a outros municípios da Baixada Santista, Vale do Ribeira e Grande ABC.
Vereador de São Vicente de 2017 a 2024, acumulou também a liderança da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal, entre 2018 e 2020. Atualmente é Secretário de Bem-Estar Animal do Município.
Pessoa muito bem relacionada em nossa cidade, Dr. Palmieri vem trabalhando há anos em prol das boas causas, merecendo, portanto, todo o reconhecimento desta Casa de Leis.
Por esses motivos, submeto à apreciação do Egrégio Plenário o seguinte: