Projeto de Decreto Legislativo nº 19 de 15 de Maio de 2025
Senhor Presidente
Senhores Vereadores
Padre Elmiran Ferreira Santos, nascido em 15 de julho de 1965, em Santo Amaro das Brotas/SE, é o quarto dos sete filhos de Ariosvaldo Ferreira dos Santos e Maria Ferreira Andrade Santos.
Desde muito jovem demonstrou vocação religiosa, recordando-se com carinho de quando, aos 8 ou 9 anos, já brincava de celebrar missas com amigos e primos em sua pequena comunidade, onde também surgiu a vocação de sua prima, que hoje é religiosa.
Criado pela avó, aos 16 anos mudou-se para Aracajú, e em 1983 começou a participar de encontros vocacionais.
Aos 19 anos mudou-se para Santos/SP, cidade onde iniciou seus estudos na Faculdade de Filosofia e ingressou no Seminário Diocesano São José/Santos. Foi ordenado em 16 de novembro de 1996, tendo como lema sacerdotal: "Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida"- (Salmo 23,6).
Após iniciar sua formação religiosa no Seminário Diocesano São José no ano de 1989, em Santos, o Padre Elmiran Ferreira Santos aprofundou seus estudos filosóficos e teológicos, participando de cursos e eventos importantes para sua formação, incluindo Simpósios de Filosofia Medieval e cursos de Técnica de Expressão Vocal. Recebeu sucessivamente as ordens do Leitorato (1994), Acolitato (1995), Diaconato (1995) até que finalmente fosse ordenado sacerdote em 16 de novembro de 1996.
Como sacerdote, exerceu sua missão pastoral em diversas paróquias, destacando-se como pároco na Catedral de Caraguatatuba e nas Paróquias de Santo Antônio e Nossa Senhora da Glória, da mesma cidade, e em São Sebastião, entre 1997 e 2004.
A partir de fevereiro de 2004, tornou-se pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São Vicente, onde intensificou seu vínculo com a comunidade vicentina.
Além das funções paroquiais, Padre Elmiran exerceu diversas responsabilidades na Diocese de Santos, sendo nomeado Coordenador Diocesano de Pastoral (desde 2014), Assessor Diocesano para a Pastoral Missionária (COMIDI), Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Diocese de Santos (desde 2017), bem como Membro do Conselho Presbiteral e Assessor Eclesiástico do Terço dos Homens.
Essas atividades demonstram seu profundo comprometimento pastoral e sua relevância no contexto religioso e comunitário da região.
Assim, por sua grande contribuição à nossa cidade, submeto à apreciação do Egrégio Plenário o seguinte: