Projeto de Decreto Legislativo nº 5 de 20 de Março de 2025

Identificação Básica

Matéria Legislativa

Projeto de Decreto Legislativo

5

2025

20 de Março de 2025

Concede placa comemorativa à Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS) pelos seus 100 anos da existência.

a A

Senhor Presidente

Senhores Vereadores

 

É com muito respeito que apresento a todos este Projeto de Decreto Legislativo, que tem por objetivo conceder uma placa comemorativa à Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS), pelos seus 100 anos de existência.

Ao longo de um século, a ACDBS tem sido uma grande parceira da nossa cidade, cuidando da saúde bucal da população e ajudando a melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

A associação não só cuida da saúde bucal da nossa região e busca melhores condições de trabalho para os profissionais da área, mas também se envolve em diversos projetos sociais e ações importantes para a nossa região.

No dia 22/03/2025, irá participar e apoiar uma importante Campanha de Prevenção ao Câncer Labial, para ambulantes que trabalham nas praias de São Vicente. A campanha será realizada pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e contará também com o apoio da Prefeitura de São Vicente e outras entidades.

A campanha percorrerá toda a faixa de areia das praias do Gonzaguinha e do Itararé, onde os ambulantes que tiverem lesões detectadas nos lábios poderão realizar exames de diagnóstico e serem encaminhados para tratamento posterior nos Serviços de Saúde Bucal da Prefeitura de São Vicente.

Trata-se, portanto, de um projeto que busca reconhecer todo esse trabalho e esforço que tem feito a diferença na vida de muitas pessoas.

Se aprovado, vai permitir nos permitir, em uma solenidade futura, comemorar esses 100 anos de história e prestar uma homenagem justa à ACDBS.

Agora, convido todos a acompanharem a leitura da biografia da Associação, para que possamos entender melhor a importância dessa instituição e como ela tem contribuído para a nossa região.

Em 28/05/1925, foi fundado, com pouco mais de 40 cirurgiões dentistas, comandados pelo Dr. Luiz Silva, o Instituto Odontológico de Santos, primeiro nome da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, que completa 100 anos de excelentes serviços prestados à Saúde, Saúde Bucal, Odontologia, com ações sociais na Cidade. No mesmo ano é eleito o primeiro presidente, Dr. Flávio Alves de Moura Ribeiro. A 1ª sede foi um imóvel alugado na Praça Antônio Telles n° 05 e depois na Praça Rui Barbosa n° 30, na cidade de Santos/SP.

Em 25/07/1958, em Assembleia Geral, o Dr. Dalton Nunes da Silva propõe, e é aprovada, a substituição do nome Instituto Odontológico de Santos para Associação dos Cirurgiões Dentistas de Santos. Neste mesmo ano, a entidade muda para o atual endereço, na Avenida Marechal Deodoro 71, em um prédio alugado na época.

Em 28/08/1959 o prefeito de Santos, Dr. Silvio Fernandes Lopes, consolidou a Associação dos Cirurgiões Dentistas de Santos como entidade de Utilidade Pública Municipal (Lei nº 2175).

Em 1960, foi eleito presidente o Dr. Plutão de Macedo e a Associação compra o imóvel que era alugado.

Em 1961-1962, sob a gestão do Dr. Durval de Souza de Brito, a Associação aprova seu 1º Estatuto, passando a ter personalidade jurídica, representando os dentistas de Santos. Em 07/12/1961 a entidade passa a ser reconhecida como de Utilidade Pública Estadual - Lei nº 6550.

Em 1974 começam as obras para a atual edificação da Sede da ACDBS. Durante sua construção, a sede passa para a Rua Cunha Moreira 225. A Sede atual, por sua vez, foi inaugurada em 25/11/1975.

Em 1976, o então presidente o Dr. Francisco de Paula Gomes cria a Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Entidade, quando a Associação passa a ter cursos de aprimoramento, especialização e pós-graduação de Odontologia, sendo na época a maior do Interior do Estado de São Paulo.

Em 04/12/1985 foi realizada a fusão da Associação dos Cirurgiões de Santos com a Associação Paulista de Cirurgiões - Dentistas (APCD) - Regional de São Vicente, ocasião em que a entidade passou a ser denominada Associação dos Cirurgiões Dentistas de Santos e São Vicente, com eleição de seu primeiro presidente, o Dr. Dalton Nunes da Silva.

Em 1992, na gestão do Presidente Dr. Wanderley Ciocci, foram criados os cursos de Especialização em Endodontia e Odontopediatria, autorizado pelo CROSP.

Em 1995, na gestão do presidente Dr. Nivaldo de Paula, a Entidade passa a ser uma Regional da APCD e compra o terreno ao lado, ampliando o território de sua sede.

Em 1998, a Dra. Maria Christina Coelho Loyo assume a Presidência sendo a primeira mulher a dirigir uma Entidade de Classe Liberal da Cidade, o que mostra que a ACDBS sempre esteve antenada com as mudanças da sociedade, reconhecendo a emancipação feminina.

Em 2005, durante a gestão do Presidente Dr. Braz Antunes Mattos Neto, a Entidade passou a ser de Utilidade Pública Federal, em 11/10/2005.

Durante a gestão do Presidente Dr. Francisco Marçal Vieira, em 2007, a Entidade muda sua nomenclatura para Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista - ACDBS que perdura até hoje.

Em 2010, o Dr. Braz reassume a Entidade e reestabelece os laços com o Sindicato dos Odontologistas de Santos e Região (Sindiodon) e o Conselho Regional de Odontologia buscando fortalecer a odontologia da Baixada Santista.

Em 2015, durante a gestão do Presidente Dr. José Luiz Negrinho, foram comemorados os 90 anos da ACDBS, com a presença do então Presidente do CROSP, Dr. Cláudio Miyake, e do Ministro da Saúde, Dr. Arthur Chioro.

Presidida desde 2020, pelo Dr. Osvaldo Sérvulo da Cunha, a ACDBS liderou com brilhantismo os odontologistas de toda Baixada durante a pandemia da Covid-19, mantendo em dia a saúde bucal dos moradores da região, respeitando todas as regras de isolamento em razão do vírus. Todos os consultórios funcionaram e nenhum caso grave de Covid-19 na Odontologia foi registrado na Região.

Além disso, sob a gestão de Osvaldo Sérvulo, a ACDBS vem fazendo uso da excelente infraestrutura da entidade para prover sorrisos e saúde bucal às comunidades carentes da região, devolvendo sorrisos a quem não tem esperança.

Disponibiliza para a região uma rede de ações importantes: a rede de futevôlei da Barraca de Praia para o Projeto Menos Celular e Mais Esporte, para atender as crianças que buscam se desenvolver nesse esporte. Também promove o Tamboréu e o Beach Tennis, esportes que vêm crescendo na nossa região, com a criação de equipes e competições destas modalidades.

Sob sua gestão foi iniciada a Campanha de Câncer Labial nos ambulantes das praias de Santos, São Vicente e Guarujá, que esclarece a população quanto às causas e tratamentos possíveis para a boca seca, fortalecendo a higiene bucal e prevenção de câncer bucal, em especial mulheres no climatério, pessoas realizando quimioterapia ou radioterapia.

Também colocou a ACDBS na modernidade com a implantação do APP DO DENTISTA, um aplicativo de informações muito úteis a todos os que atuam na Odontologia.

Tomando conhecimento deste histórico ímpar, é inegável a contribuição dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista a nossa sociedade, por meio de sua entidade, a ACDBS.

Diante do exposto, proponho que seja confeccionada uma placa comemorativa à Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista pelos seus 100 anos de existência e de imensa colaboração à sociedade.

    Concede uma placa comemorativa à Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS) pelos seus 100 anos da existência.
      Art. 1º. 
      Fica concedida uma placa comemorativa à Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS) pelos seus 100 anos da existência, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à coletividade vicentina.
        Art. 2º. 
        Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.